sábado, 13 de junho de 2009

Relatório terceiro encontro GESTAR II

No dia 13 de maio de 2009 realizamos o terceiro encontro do Gestar II de Língua Portuguesa. Iniciamos o dia com uma mensagem. Na sequência, alguns alunos da EEB José Marcolino Eckert recitaram as poesias A morte do leiteiro de Carlos Drummond de Andrade, editado no livro A Rosa do Povo, entre 1943 e 1945; também recitaram a poesia Construção de Vinícius de Moraes, editada há algumas décadas. Essa poesia descreve o processo de tomada de consciencia de um operário, partindo de uma situação de completa alienação. Além das poesias, também foi representada a letra da música Construção de Zé Geraldo. Essas poesias foram escolhidas em função do tema "trabalho" que norteia o TP 3.
O trabalho está presente em todas as nossas atividades, inclusive quando fazemos uso da linguagem. Esse trabalho com a linguagem deve atingir sempre os objetivos sociocomunicativos adequados a cada situação. Por isso, tanto na oralidade quanto na escrita, organizamos nosssos textos de diferentes maneiras, sendo que essa variedade de organização corresponde aos gêneros textuais.
Prosseguindo as atividades, fizemos oficina de socialização do Avançando na Prática, atividade desenvolvida pelos cursistas em sala de aula; passamos um DVD gravado por um grupo de alunos do Ensino Médio, parodiando a poesia E Agora, José? de Carlos Drummond de Andrade.; lemos e discutimos as unidades 11 e 12 do TP3 que trata das Tipologias Textuais; sugerimos , para leitura posteriosr, o artigo Gênero Textual: colocações sob dois enfoques teóricos; lemos e discutimos a crônica O voo da águia de Affons Romano de Sant'Anna.
Tínhamos previsto para esse momento de estudos, uma atividade de transposição de gênero
e uma relacionada às Tipologias Textuais. Infelizmente, não foi possível realizá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário