terça-feira, 15 de setembro de 2009

REFLEXÃO ACERCA DO ENCONTRO DO DIA 02/09/2009

Estamos cercados pela comunicação e é através dela que nos constituímos como sujeitos. Nessa interação comunicativa, dialógica (oral e escrita) estabelecemos relações de convivência, nos conhecendo e nos lendo uns aos outros, formando imagens de nossos semelhantes e eles de nós, principalmente, porque nos desvelamos através das escolhas linguísticas que fazemos.
Nesse processo de relação e interrelação, o ser humano se utiliza da língua, que é um fenômeno socio-cultural, que se determina na relação interativa e que contribui de maneira decisiva para a criação de novos mundos nos tornando definitivamente humanos.
Ao utilizar a língua em um ato comunicativo, precisamos fazê-lo com propriedade, pois quanto maior for nossa competência discursiva, melhor será a nossa relação com as pessoas que nos cercam. Sendo assim, o letramento se constrói na utilização das ferramentas necessárias ao ato comunicativo, desvendando então, os mistérios das palavras, a intencionalidade do interlocutor e a finalidade do texto. E, é nesse processo de descoberta que o sujeito se constrói, tornando-se íntimo de todas as formas de comunicação possíveis através da nossa língua.
Iniciamos o encontro dessa data com um slide que trata de algumas reflexões produzidas por Leonardo Boff acerca das questões ambientais, sendo que esse material veio ao encontro dos temas abordados no TP5 e faz relação com o TP1, pois o tema que norteia o TP1 é Família e Escola, e essas são duas intituições importantes e que podem contribuir para a mudança de comportamento do ser humano diante do problema ambiental que vivemos. Após, assistimos o filme Narradores de Javé e desenvolvemos algumas reflexões sobre alfabetização e letramento; em grupos discutiu-se algumas possibilidades de atividades e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
Nesse encontro nostálgico em que discutimos letramento, produção e reprodução, as professoras do munícípio de Saltinho nos contemplaram com belíssimas apresentações de paródias produzidas pelos alunos dessa escola. O tema das produções desses alunos foi O Trabalho, tema do projeto das professoras cursistas do Gestar. Parabéns às professoras e aos alunos, pois demonstraram domínio e apresentaram com muita propriedade. Continuem, pois é dessa forma que fazemos a diferença na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário