quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DO PENÚLTIMO ENCONTRO, GESTAR II

No dia 04/11/2009, data do meu aniversário, aconteceu mais um encontro de estudos e reflexões, ocorreu mais um encontro com professores gestante de conhecimento, professores de Língua Portuguesa.
Em cada encontro uma nova surpresa e neste não foi diferente, pois novamente tivemos apresentações de atividades desenvolvidas pelos cursistas em suas escolas. Eles surpreendem a cada encontro. Os resultados estão sendo inexplicáveis.Quanto as apresentações, tivemos a presença dos alunos das escolas dos municípios de Modelo, Saltinho(São Donato) e Iraceminha. Esses alunos nos presentearam com poesias, peças teatrais produzidas a partir de clássicos da literatura brasileira, paródias e outros. Enfim, a qualidade dos trabalhos foi muito boa e as meninas-professoras estão de parabéns.
Mas, o nosso encontro apenas começou. No decorrer do dia discutimos um tema muito importante no contexto escolar. Discutimos o currículo de nossas escolas, pois, após essa caminha no curso GESTAR sentimo-nos mais maduros e capazes para uma discussão mais aprofundada acerca do assunto.
Inicio a minha reflexão indagando. O que é currículo?
É um instrumento formal, preconcebido, delimitado, definidor de atividades que o professor deve realizar na escola ou uma construção social do conhecimento?
Diante do atual contexto social e educacional vivido, acredito fielmente que currículo é sim uma construção social do conhecimento. É construir conhecimento, apesar das diferentes concepções e interpretações que ele assumiu, quanto ao seu emprego, no decorrer da caminhada pedagógica das escolas.
Sendo assim, a discussão sobre currículo em âmbito escolar vai muito além da definição de conteúdos a serem traçados ou delimitados para uma determinada série ou ano. Penso que, por ser uma construção social do conhecimento, a discussão sobre currículo deve ser efetivada em um contexto maior no qual pressupõe a organização e/ou a sistematização dos meios para que esta construção se efetive, aí sim, podemos dizer que a transmissão, a assimilação e a produçaõ do conhecimento são processos que compõem um método de construção coletiva do conhecimento escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário