terça-feira, 25 de agosto de 2009

Coerência e coesão textual

Da harmonia entre os seres que integram o meio ambiente colhemos nossa qualidade de vida. Da harmonia entre os fatores que integram um texto, ganhamos a qualidade da comunicação.
Um texto não é apenas um amontoado de palavras ou sequência de frases. Um texto é uma unidade significativa, oral ou escrita, que precisa ser adequado à situação sociocomunicativa. E, quando conseguimos adequá-lo à situação de uso permitindo que seja interpretado, atingimos os propósitos comunicativos. Sendo assim, podemos dizer que temos um texto coerente.
Segundo Pablo Neruda, produzir um texto é fácil, basta inicial com letra maiúsculo e encerrar com um ponto. Mas, sabemos que nem tudo é verdade, pois o desencadeamento das ideias, a construção de sentido do texto se dá dentre esses espaços citados por Neruda. Porém, se as ideias não forem bem estruturadas com elementos que venham garantir a coesão e coerêencia textual, não conseguiremos estabelecer uma boa comunicação com nossos interlocutores. E, não havendo comunicação, não há texto.
Sendo assim, nós enquanto professores de língua portuguesa, precisamos conhecer nossos alunos para auxiliá-los, adotando procedimentos linguísticos que lhes ajundem a produzir textos coesos e coerentes, pois esses elementos são responsáveis pela significação do texto. E, é com a ajuda deles, dos elementos linguísticos, que um texto pode ser definido como uma unidade de sentido.
No 10º encontro realizado no dia 19/08/2009, discutimos coerência e coesão textual; desenvolvemos uma atividade reflexiva, produção oral, usando os elementos coesivos; fizemos a análise de um texto coeso, mas incoerente; e, organizamos a metodologia dos projetos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Reflexão acerca do décimo encontro

Somos seres humanos impulsionados por valores construídos nas relações sócio-culturais que estão presentes em nós e que determinam nossas atitudes. No entanto, nós enquanto educadores, precisamos assumir nossas responsabilidades cultivando a integração e a convivência entre todos: pais, educandos e educadores para que nesse contexto surjam perspectivas mais amplas de educação.
Em nossos encontros do GESTAR II Língua Portuguesa procuramos compartilhar nossas experiências, desenvolver novas leituras e discutir diferentes pontos de vista, para juntos atingir um objetivo maior - a ampliação do conhecimento que é o alicerce maior para a formação dessa sociedade, muitas vezes desumana.
Além da produção do conhecimento, discutimos sobre a necessidade do autoconhecimento, do contato com o outro, principalmente com o aluno, de modo afetivo, despertando-lhes a consciência de que somos seres humanos em evolução e por isso necessitamos de propostas mais eficazes que englobam o que há de melhor neste mundo pós-moderno.
Nesse sentido, não podemos discutir desenvolvimento profissional, mas discutir valores humanos esquecidos por essa sociedade capitalista que valoriza excessivamente os valores materiais.

Se as Letras Bastassem

Se as letras bastassem, não veríamos as principais nações alfabetizadas patrocinando o ódio e a destruição através das guerras.
Se as letras bastassem, não teríamos as religiões detidas no culto externo e nem a ciência muitas vezes em corrida desenfreada para descobrir novas armas, entregue a inteligências sem senso moral.
Se as letras bastassem, os índices de suicídio, cada vez mais alarmantes, identificando grave desequilíbrio moral do indivíduo, não estariam alastrando-se entre as classes sociais privilegiadas pela cultura.
Se as letras bastassem, não estaríamos, na atualidade, frente à crescente indústria do aborto nos lares que a instrução e o conforto se fazem presentes, e ainda com a concordância de muitas autoridades.
Se as letras bastassem…
Na verdade, não basta ensinar apenas dando o aprendizado do fazer.
Que importa saber fazer se esse saber é egoísta e não promove o bem para todos?
As nações podem se enriquecer, entretanto, se o povo ignora como utilizar melhor essa riqueza para se engrandecer na legítima fraternidade que deve reger a vida, o orgulho de que tanto se vangloria levará esse mesmo povo ao desequilíbrio social, à miséria e ao desrespeito dos direitos dos outros, gerando desespero.
Podemos desfilar na vida ostentando diplomas e títulos, nas mais variadas profissões, mas, nenhum currículo pode representar o caráter individual, e se esse caráter é corrompido, sem base em valores morais profundos e elevados, encontraremos com o tempo a própria ruína, e as vantagens particulares adquiridas se perderão.
A escola que ilustra o conhecimento, estimula o raciocínio, é importante, entretanto, se faz incompleta por não fornecer a orientação moral e a sensibilização dos sentimentos.
Não basta conhecer. É preciso compreender.
Se as letras bastassem, os alfabetizados do mundo há muito tempo teriam implantado na Terra todos os valores de felicidade que tanto desejamos e procuramos.
Se as letras bastassem, não teríamos tantos problemas sociais e morais na família, na sociedade e nas salas de aula da escola.

Marcus De Mario
Diretor e Educador do IBEM

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Encontro do dia 19/08/2009

Comunicamos que no dia 19/08/09 o encontro será realizado de manhã no NEP e à tarde na GERED. Gostaríamos que levassem para esse encontro os seguintes materiais: TPs 5, TP1 e o projeto (projeto em CD ou Pendrive).
Abraços Rejane e Wilson

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Elaboração do projeto - fotos do dia 24/06/2009


Os cursistas estão a mil nas leituras para a fundamentação teórica dos projetos.














Algumas imagens do GESTAR II - LP de Maravilha - Fotos da terceira oficina realizada no mês de maio/2009.

Esquema que permite ter uma visão mais dinâmica da tipificação textual, não trabalhando gênero individualmente, mas um conjunto de gêneros.











Professores de Maravilha atentos às apresentações das atividades desenvolvidas em sala de aula e, ao mesmo tempo, preocupados com as novas teorias acerca das tipologias e gêneros textuais.














Chico Bento no Shopping - Vídeo utilizado no encontro do dia 05/08/2009

COMUNICADO

Caros sursistas, comunicamos que no dia 12/08/2009, período vespertino, estaremos na GERED para orientação quanto ao projeto. Se houver dúvidas, nos procurem.
Abraços... Rejane e Wilson
Ah! mais um recadinho. Se for possível, enviem para meu e-mail os textos produzidos na oficina do último encontro. Assim, poderemos fazer a análise dos mesmos no próximo encontro e, posteriormente, divulgá-los neste blog. Ok! rejanemjc@yahoo.com.br

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RECADO AOS CURSISTAS

Comunicamos que o encontro de quarta-feira 05/08/2009 acontecerá da seguinte maneira: de manhã, o transporte fará o seu trajeto normal, no mesmo horário, como ocorreu nos outros encontros. Nesse período, trabalharemos com o projeto. À tarde, o encontro será com todos e, nesse horário estaremos desenvolvendo oficina. O material de estudo para a tarde será o TP5.