terça-feira, 25 de agosto de 2009

Coerência e coesão textual

Da harmonia entre os seres que integram o meio ambiente colhemos nossa qualidade de vida. Da harmonia entre os fatores que integram um texto, ganhamos a qualidade da comunicação.
Um texto não é apenas um amontoado de palavras ou sequência de frases. Um texto é uma unidade significativa, oral ou escrita, que precisa ser adequado à situação sociocomunicativa. E, quando conseguimos adequá-lo à situação de uso permitindo que seja interpretado, atingimos os propósitos comunicativos. Sendo assim, podemos dizer que temos um texto coerente.
Segundo Pablo Neruda, produzir um texto é fácil, basta inicial com letra maiúsculo e encerrar com um ponto. Mas, sabemos que nem tudo é verdade, pois o desencadeamento das ideias, a construção de sentido do texto se dá dentre esses espaços citados por Neruda. Porém, se as ideias não forem bem estruturadas com elementos que venham garantir a coesão e coerêencia textual, não conseguiremos estabelecer uma boa comunicação com nossos interlocutores. E, não havendo comunicação, não há texto.
Sendo assim, nós enquanto professores de língua portuguesa, precisamos conhecer nossos alunos para auxiliá-los, adotando procedimentos linguísticos que lhes ajundem a produzir textos coesos e coerentes, pois esses elementos são responsáveis pela significação do texto. E, é com a ajuda deles, dos elementos linguísticos, que um texto pode ser definido como uma unidade de sentido.
No 10º encontro realizado no dia 19/08/2009, discutimos coerência e coesão textual; desenvolvemos uma atividade reflexiva, produção oral, usando os elementos coesivos; fizemos a análise de um texto coeso, mas incoerente; e, organizamos a metodologia dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário