domingo, 11 de outubro de 2009

REFLEXÕES ACERCA DO 12º ENCONTRO

Quando éramos crianças, vivíamos uma realidade bem diferente da atual. Tínhamos uma presença menor ou quase não tínhamos a mídia dentro de nossas casas. Brincávamos de esconde-esconde, pular corda, passeávamos, cantávamos, íamos à igreja e à escola e principalmente ouvíamos muitas histórias contadas por nossos vizinho e avós.
Mas, o tempo foi passando, e com ele, os brinquedos, as brincadeiras, os cantos e os passeios foram sendo deixados de lado. As nossas brincadeiras e brinquedos foram sendo substituídos pela televisão, pelo computador ou pelos brinquedos industrializados. Já as histórias contadas pelos mais velhos foram sendo registradas e substituídas pelos livros, nem sempre lidos.
Essas mudanças modificaram o comportamento e o lazer das crianças; modificaram também o conceito de infância, o conceito de família, de escola e também de sociedade.
Com a transformação da sociedade surgiram novos desafios, e um dos principais desafios da atualidade é resgatar a contação de histórias, antigamente desenvolvida pelos avós, para estimular/desenvolver o hábito da leitura em nossas crianças.
Cientes desses desafios, os professores do GESTAR II Língua Portuguesa de Maravilha elaboraram seus projetos, procurando focar essa temática, despertando o interesse pelos livros, pela leitura dos mais variados gêneros textuais.
Muitos cursistas optaram por desenvolver seus projetos a partir de temas transversais, mas também, focando sempre a leitura dos mais diferentes gêneros.
No 12º encontro houve a socialização dos projetos, bem como a apresentação de alguns teatros desenvolvidos por alunos e professores da escola do município de Tigrinhos. As apresentações foram: um teatro de fantoches, apresentando a história do livro "A contadora de histórias" de Pedro Bandeira. Essa apresentação foi desenvolvida pelo grupo de professores da escola; em seguida houve a apresentação do livro "O jardim secreto" de Frances Hodgson Burnett, desenvolvida por duas alunas; e para encerrar, um grupo de alunos apresentou uma peça produzida a partir do livro "A escola da vida" de Pedro Bandeira.
Essas apresentações compõem algumas das atividades desenvolvidas pela cursistas Cleoni Cassol e Jacinta Gotardo.
Nessa socialização foi possível perceber que cada cursista, em seu projeto, visou ampliar o universo linguístico de seus alunos, desenvolvendo em sua prática diferentes atividades para melhorar a leitura, oralidade, escrita e principalmente primar pela produção do conhecimento científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário